segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

Biografia - Novo Testamento - Apóstolo Judas Iscariotes

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.


Seu pai era Simão (João 6.71). Iscariotes pode indicar o local de onde ele viria, pois uma possível tradução seria "homem de Quiriote" ou "Queriote". No Antigo Testamento temos duas possibilidades - em Moabe (Amós 2.2) e um local ao sul de Hebrom (Josué 15.25). Tenho a impressão que essa segunda seria sua origem. Há quem diga que Iscariotes seria apenas a designação de "assassino", "homem da adaga", mas como seu pai também era Iscariotes, acredito que seja mais fácil a interpretação do local de origem.

Era o tesoureiro do colégio de apóstolos (João 13.29) e entende-se que tendia ao desvio (João 12.6). Os Evangelhos que narram a unção de Jesus e a crise com relação ao valor que se poderia vender aquele perfume colocam o momento da traição depois disso, talvez querendo mostrar que foi mesmo apenas por dinheiro, mas acredita-se que o valor da traição foi bem menor que se poderia ganhar com aquele unguento.

Ele chega a reconhecer que fez bobagem, como Pedro que negou a Jesus e reconheceu também a bobagem. Mas Pedro seguiu na direção do arrependimento e mudança e Judas seguiu no caminho do remorso e culpa, tirando a própria vida com o peso de sua ação e a incapacidade de buscar perdão realmente, como Jesus mesmo disse que aquela situação da traição era inevitável, mas quem fizesse teria problemas mesmo assim (Mateus 26.24).

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário