segunda-feira, 4 de março de 2024

Biografia - Novo Testamento - José de Arimateia

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

José de Arimateia é lembrado por conta do sepultamento de Jesus. Ele pediu autorização para retirar o corpo da cruz e cedeu o túmulo. Era uma pessoa com influência em seus dias, membro do Sinédrio. Alguns comparam essa posição a de um Senador em tempos antigos, mas com viés mais religioso.

Arimateia não deve ser sobrenome, mas um indicativo de sua cidade de nascimento, de onde vinha sua família. Muitos defendem que seria a mesma cidade de nascimento de Samuel, Ramataim-Zofim e que teria mudado de nome ou teria algo, alguma função, que fizesse com que as pessoas fossem conhecidas como "de Arimateia", mas não é possível definir isso com exatidão.

Ele é tido como um "homem bom e justo, que esperava o Reino de Deus", no testemunho de Lucas (23.50-51). Mateus 27.57 nos diz que ele era rico. Como Nicodemos, é tido como alguém que acompanhava Jesus e não teria concordado com o que foi feito.

Fora da Bíblia há relatos que defendem que sua família o teria abandonado e ele teria perdido tudo por ter sido acusado de participar do desaparecimento do corpo de Jesus. Ele teria se tornado um comerciante com navios, mas teria sido preso. Depois de perder tudo e ser solto alguns anos depois, ele teria trabalhado para se reestabelecer e investiria no avanço missionário. Essas histórias ainda registram que ele teria iniciado uma igreja na Britânia, chegando com o Evangelho até a atual Inglaterra. Todas essas histórias não são comprovadas, apenas há esses registros.

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário